Reunião Na Suíça Pode Redefinir Conflito Irã-Israel

 Reunião Diplomática Na Suíça Pode Redefinir Conflito Entre Irã E Israel

Irã, Israel, Suíça, Conflito no Oriente Médio, Trump, guerra Irã-Israel, diplomacia, programa nuclear, ataques militares, Genebra
Foto: REUTERS - Dado Ruvic / RFI

Reunião entre representantes do Irã e líderes europeus nesta sexta-feira, em Genebra, na Suíça, pode definir os próximos rumos da guerra entre Irã e Israel. Enquanto isso, os Estados Unidos, sob a liderança do presidente Donald Trump, avaliam uma possível intervenção militar.

Trump Decide Sobre Apoio Militar Nas Próximas Semanas

O presidente Donald Trump anunciou que tomará uma decisão sobre o envolvimento militar dos EUA contra o Irã nas próximas duas semanas. Segundo a porta-voz Karoline Leavitt, a prioridade é buscar uma solução diplomática, mas Trump não descarta o uso da força, caso necessário.

O motivo da preocupação internacional é o avanço do programa nuclear iraniano, que segundo especialistas, pode estar a apenas quinze dias de produzir uma arma atômica.

Irã Rejeita Negociações Enquanto Ataques Continuam

O governo iraniano, através do chanceler Abbas Araghchi, afirmou que não haverá abertura para negociações com os Estados Unidos enquanto os ataques israelenses continuarem. Em entrevista à televisão estatal, Araghchi destacou que Teerã só voltará à mesa de diálogo após o fim das agressões.

Ministros Europeus Buscam Solução Diplomática

Os ministros das Relações Exteriores da Alemanha, França e Reino Unido se reunirão com o chanceler iraniano em Genebra. O objetivo é retomar o diálogo e buscar um acordo sólido sobre o programa nuclear iraniano.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França, Christophe Lemoine, ressaltou que a única saída de longo prazo é a via diplomática, evitando um conflito militar em uma região já instável.

Ataques Continuam Entre Irã E Israel

No oitavo dia de guerra, o Exército israelense confirmou novos bombardeios em Teerã, incluindo ataques a centros de pesquisa relacionados ao programa nuclear iraniano. Israel afirmou que qualquer apoio internacional para conter o avanço nuclear do Irã será bem-vindo.

Desde o início do conflito, em 13 de junho, os ataques de ambos os lados têm se intensificado. Israel lançou operações aéreas, enquanto o Irã respondeu com mísseis e drones contra o território israelense.

Janela Diplomática Pode Evitar Escalada Militar

A indefinição dos EUA sobre sua participação militar abriu uma janela de oportunidade para soluções diplomáticas. O ministro britânico David Lammy afirmou que as próximas duas semanas serão decisivas para evitar uma escalada ainda maior.

Tentativa De Atentado Contra Diplomata Iraniano

A imprensa oficial iraniana relatou uma tentativa de assassinato contra o chanceler Abbas Araghchi em Teerã. Segundo fontes oficiais, a ação foi frustrada por serviços de inteligência do país.

Novos Conflitos E Número De Vítimas

Israel relatou a interceptação de drones iranianos na região de Haifa. No Irã, uma explosão atingiu uma zona industrial na cidade de Rasht, após um alerta oficial sobre possíveis ataques a instalações militares.

Até o momento, os confrontos resultaram em pelo menos 224 mortes no Irã e 25 em Israel, segundo os últimos dados oficiais.

Mudança No Comando Da Inteligência Iraniana

Em resposta à morte do general Mohammad Kazemi em um ataque israelense, o Irã nomeou o general Majid Khadami como novo chefe de inteligência da Guarda Revolucionária. O governo iraniano também impôs um corte total de internet, o maior desde 2019, segundo o órgão NetBlocks.

Cenário Internacional Segue em Alerta

Enquanto a diplomacia tenta evitar uma guerra de maiores proporções, os próximos dias serão decisivos. O mundo acompanha com atenção cada movimentação em Genebra e nas capitais envolvidas no conflito.

Mensagens Para Todas Ocasiões  | Siga no no Whatsapp <<<Notícias Zona da Mata-MG>>>

Por: Redação www.tmadicas.com.br Fonte: terra 



Postar um comentário

0 Comentários