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BR-040: Nova Estrada Real vence leilão com 14% de desconto na tarifa de pedágio
Concessão entre MG e RJ prevê R$ 8,8 bi em investimentos e 130 mil empregos
O Consórcio Nova Estrada Real venceu nesta quarta-feira (30/4) o leilão para concessão do sistema rodoviário BR-040/495/MG/RJ, realizado na B3, em São Paulo. A proposta da empresa apresentou 14% de desconto na tarifa básica de pedágio, garantindo a vitória no certame promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com o Ministério dos Transportes.
A concessão abrange o trecho de Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro (RJ) e prevê investimentos de R$ 8,8 bilhões, com a criação estimada de 130 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda.
Projeto traz pacote de melhorias na infraestrutura
O plano da Nova Estrada Real prevê obras estruturais e operacionais em todo o trecho de 218,9 km de extensão, incluindo a conclusão da Nova Subida da Serra. Estão previstas:
- 13,44 km de duplicações
- 78,13 km de faixas adicionais
- 11,7 km de ciclovias
- 32 pontos de ônibus
- 3 túneis e 12 passarelas
- 1 área de escape
- 5 Bases de Serviço Operacional (BSOs) e SAUs
- Ponto de Parada e Descanso para motoristas profissionais
Além da infraestrutura, o contrato prevê benefícios como o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático por tags veiculares.
Trechos e cidades beneficiadas
A concessão cobre os seguintes trechos:
- BR-040/MG: de Juiz de Fora até a divisa com o RJ
- BR-040/RJ: da divisa com MG até o Trevo das Missões, no Rio de Janeiro
- BR-495/RJ: de Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ
Municípios diretamente beneficiados incluem Juiz de Fora, Simão Pereira, Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Areal, Petrópolis, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.
Leilão é marco histórico, diz diretor da ANTT
“É um leilão histórico por todas as circunstâncias que o envolvem, pela expectativa gerada e, sobretudo, por resolver um problema de uma década”, declarou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
“Estamos conectando o país através de rodovias, entregando eficiência, previsibilidade e segurança”, completou, destacando a integração entre ANTT, Ministério dos Transportes, TCU e Infra S.A.
Dados econômicos da concessão
- Investimentos (CAPEX): R$ 5,178 bilhões
- Custos operacionais (OPEX): R$ 2,876 bilhões
- OPEX total (com recursos vinculados): R$ 3,821 bilhões
- Empregos gerados: estimativa de 130 mil vagas
O projeto também resgata o valor histórico da rodovia, especialmente entre Juiz de Fora e Petrópolis, trecho da primeira estrada pavimentada do Brasil, utilizada por Dom Pedro II rumo à cidade imperial.
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