Alerta - Gripe é Principal Causa de Mortes por SRAG em idosos, aponta Fiocruz

Siga no no Whatsapp <<<Notícias Zona da Mata-MG>>>

Gripe é a principal causa de mortes por SRAG em idosos, alerta Fiocruz

gripe, influenza A, SRAG, mortes por gripe, idosos, Fiocruz, InfoGripe, vacinação contra gripe
Tomaz Silva/Agência Brasil

Boletim InfoGripe destaca crescimento da influenza A e reforça importância da vacinação e uso de máscaras

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um novo alerta por meio do boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (15), indicando que a gripe causada pelo vírus influenza A é hoje a principal causa de mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos. Entre crianças pequenas, a influenza A também aparece como uma das três principais causas de óbito.

Crescimento de hospitalizações preocupa

O boletim registra aumento nas hospitalizações por influenza A em diversas regiões do Brasil, com níveis moderados a altos de incidência no Centro-Sul, Norte e Nordeste. Enquanto isso, em estados do Sudeste e Centro-Oeste, há sinais de desaceleração nos casos de SRAG em crianças, especialmente os relacionados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

“Ainda não é o momento de relaxar os cuidados nessas regiões, já que a incidência continua alta ou moderada”, alerta Tatiana Portella, pesquisadora do InfoGripe.

Ela destaca ainda que a mortalidade infantil por SRAG já se aproxima da registrada entre os idosos, com destaque para o VSR, rinovírus e influenza A entre os causadores.

Vacinação é a principal proteção

A recomendação dos especialistas da Fiocruz é clara: vacinação contra a gripe para os grupos mais vulneráveis deve ser priorizada.

“Reforçamos a importância do uso de máscaras em unidades de saúde, locais com aglomeração e sempre que houver sintomas gripais”, afirma Tatiana.

A vacina contra influenza é considerada a ação mais eficaz para evitar internações e óbitos, especialmente entre idosos e crianças pequenas, que concentram os casos mais graves de SRAG.

Situação por estado

O InfoGripe identificou 15 estados com tendência de crescimento de SRAG e em nível de alerta, risco ou alto risco:

  • Com crescimento: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Outros oito estados, embora em nível de alerta, não apresentam crescimento de longo prazo: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Vírus em circulação e impacto por faixa etária

  • Idosos: Influenza A é a principal causa de morte por SRAG, seguida pela Covid-19.
  • Crianças pequenas: VSR lidera, seguido por rinovírus e influenza A.
  • População geral: aumento da incidência geral, com impacto também em jovens e adultos.

Por: Redação www.tmadicas.com.br Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários