Siga no no Whatsapp <<<Notícias Zona da Mata-MG>>>
Tarifa social da Copasa: mais de 100 mil famílias podem perder desconto; veja como garantir o benefício
Companhia quer dobrar número de beneficiários e alerta para atualização do CadÚnico até 30 de junho
Mais de 103 mil famílias mineiras correm o risco de perder o desconto de até 50% nas contas de água e esgoto, oferecido pela tarifa social da Copasa. O principal motivo é a falta de atualização no Cadastro Único (CadÚnico), exigido para manutenção do benefício. O prazo para regularização vai até o dia 30 de junho de 2024.
A tarifa social é destinada a famílias de baixa renda que residem em imóveis exclusivamente residenciais, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
Atualmente, cerca de 772,5 mil famílias estão cadastradas no programa. A Copasa quer dobrar esse número e alcançar 1,5 milhão de beneficiários nos 637 municípios atendidos em Minas Gerais.
Belo Horizonte tem quase 11 mil famílias em risco
Na capital mineira, quase 11 mil famílias podem perder o benefício. Na Região Metropolitana, são mais de 30 mil em situação semelhante.
Como solicitar ou atualizar a tarifa social da Copasa
1. Atualize ou faça seu cadastro no CadÚnico
Procure o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da sua cidade e solicite a inscrição ou atualização no CadÚnico. Um comprovante de cadastramento será fornecido após o atendimento.
2. Separe os documentos necessários
Tenha em mãos:
- Comprovante do CadÚnico
- CPF
- Conta atual da Copasa do imóvel que receberá o benefício
3. Solicite o benefício junto à Copasa
Você pode fazer a solicitação pelos canais oficiais:
- WhatsApp: (31) 99770-7000
- Site: www.copasa.com.br
- Webchat
- Agências móveis (itinerantes)
Se os documentos estiverem corretos, o desconto será aplicado já na próxima fatura.
Campanha de alerta e conscientização
A Copasa tem enviado alertas por SMS, comunicados nas contas de água, material por mala direta, além de realizar campanhas de rádio e parcerias com prefeituras e CRAS para ampliar o alcance da tarifa social.
O benefício está previsto na Resolução Normativa nº 150 da Arsae-MG, e é limitado ao consumo de até 20 mil litros de água por mês.
0 Comentários