Negociações Devem Se Estender Além Do Prazo De 1º De Agosto
![]() |
Foto: Pedro França/Agência Senado / Estadão |
Brasil Busca Acordo Para Evitar Tarifas
Em missão oficial nos Estados Unidos, o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, declarou que a resolução do impasse comercial com os Estados Unidos não acontecerá antes do dia 1º de agosto, data marcada para a entrada em vigor de novas tarifas sobre produtos brasileiros.
“Não vamos resolver isso até o dia 1º. É sexta-feira. O encontro de dois presidentes da República não se prepara da noite para o dia”, afirmou Wagner na noite de terça-feira (29).
Planalto Articula Encontro Com Trump
Segundo o senador, o governo brasileiro está empenhado em abrir caminhos diplomáticos para um possível encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano Donald Trump. A intenção é que o diálogo ocorra “no momento oportuno, com serenidade e responsabilidade”.
Wagner destacou ainda que a comitiva brasileira busca evitar confrontos diretos e priorizar a diplomacia. “Eu vim aqui plantar, estamos plantando. Eu não vim aqui com a pretensão de colher”, declarou.
Negociações Apressadas Preocupam Empresários
Durante reuniões em Washington, o senador reforçou o apelo por mais tempo antes da aplicação das novas tarifas, argumentando que o prazo oferecido ao Brasil foi inferior ao concedido a outros países.
“Todos os países tiveram 60, 90 dias; em 20 dias, como é que os empresários se organizam?”, questionou Wagner. Ele ainda afirmou que a falta de tempo prejudica a capacidade de resposta do setor produtivo nacional.
Olho No Olho Com Trump É Prioridade, Diz Wagner
Wagner também ressaltou a importância de um encontro presencial entre os chefes de Estado. “O diálogo direto pode ajudar a superar barreiras políticas e comerciais. Olho no olho é diferente, e o presidente Lula é campeão disso”, afirmou. “Se depender da minha opinião, esse encontro sempre será produtivo para desmistificar preconceitos de parte a parte.”
Construção De Diálogo Permanente
A agenda do senador incluiu conversas com representantes do governo norte-americano e de setores econômicos. O objetivo principal, segundo Wagner, é construir um canal de diálogo duradouro, baseado na confiança mútua e no entendimento entre os dois países.
0 Comentários