Lula Afirma Que Brasil Está Aberto Ao Diálogo Com EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou nesta sexta-feira (1º) que o Brasil está aberto ao diálogo com os Estados Unidos. A declaração veio após o presidente norte-americano Donald Trump afirmar que Lula pode ligar “quando quiser” para tratar das tensões comerciais.
Lula Reforça Defesa Da Economia Brasileira
Em publicação nas redes sociais, Lula destacou que “quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições”.
O presidente afirmou que o governo está trabalhando para proteger a economia, as empresas nacionais e os trabalhadores, enquanto busca respostas às medidas tarifárias impostas pelos EUA.
As tarifas de 50% sobre produtos brasileiros foram oficializadas por Trump nesta semana e fazem parte de um pacote de sanções que também inclui uma medida baseada na Lei Magnitsky contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Trump Diz Estar Aberto A Conversas
Mais cedo, Trump declarou que “ama o povo brasileiro” e que estaria disposto a dialogar, mas criticou o governo do Brasil.
Segundo ele, os responsáveis pela gestão do país “fizeram a coisa errada”, em referência às decisões econômicas recentes.
O clima entre os dois países segue de tensão, enquanto o Ministério da Fazenda, liderado por Fernando Haddad, tenta abrir canais de negociação com o Tesouro americano para reduzir impactos das tarifas.
0 Comentários