Zona da Mata : Operação do MPMG investiga falsas peneiras de futebol em Ubá

📲Acompanhe as notícias no WhatsApp: <<<Notícias Zona Da Mata e Vertentes MG 24h>>>

Divulgue sua Marca ou Serviço e Vendas <<< Divulgação Serviço/Vendas Zona da Mata MG>>>

MPMG cumpre mandado de busca e apreensão em Ubá em apoio à Operação Cartão Vermelho

Operação Cartão Vermelho: MPMG investiga falsas peneiras de futebol em Ubá
Divulgação MPMG

Ação investiga fraudes em falsas "peneiras" de futebol

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, cumpriu nesta quinta-feira (18/9) um mandado de busca e apreensão em Ubá, na Zona da Mata.

A ação faz parte da Operação Cartão Vermelho, coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que investiga fraudes eletrônicas ligadas a falsas “peneiras” de futebol anunciadas em diversos estados do país.

Como funcionava o golpe das peneiras falsas

Segundo as investigações, os criminosos criavam falsos sites de seletivas de futebol em que anunciavam a presença de ex-jogadores da Seleção Brasileira, empresários e olheiros de clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, além de representantes de times internacionais.

Para participar, jovens e adolescentes interessados precisavam pagar uma taxa de inscrição. No entanto, os eventos nunca aconteciam.

Os golpistas chegaram a usar indevidamente o nome e a logomarca da Federação Catarinense de Futebol (FCF), induzindo as vítimas ao erro. O próprio site oficial da entidade publicou uma nota de esclarecimento informando que não organiza nenhuma peneira.

Mandados e abrangência nacional

No total, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Em Ubá, os agentes apreenderam o celular de um dos investigados.

As apurações também revelaram outros oito sites fraudulentos espalhados em diferentes estados: SP, TO, PI, RJ, PR, AL, SE e AC. Além da FCF, outras nove federações estaduais foram utilizadas indevidamente pelos criminosos.

Crimes investigados

Os investigados poderão responder por:

  • Estelionato eletrônico (fraude digital);
  • Associação criminosa;
  • Lavagem de dinheiro.

A operação conjunta busca proteger consumidores e impedir a expansão desse tipo de golpe, que atinge especialmente famílias em busca de oportunidades para jovens atletas.


Por: Redação www.tmadicas.com.br Fonte: MPMG

Postar um comentário

0 Comentários