Chacina - Funcionário Mata Duas Colegas A tiros No CEFET do Maracanã e Comete Suicídio no RJ

  📲Acompanhe as notícias no WhatsApp: <<<Notícias Zona Da Mata e Vertentes MG 24h>>>

Divulgue sua Marca ou Serviço e Vendas <<< Divulgação Serviço/Vendas Zona da Mata MG>>>

Funcionário Mata Duas Colegas no Cefet do Maracanã

Professoras Allane Matos e Layse Pinheiro foram baleadas na cabeça; suspeito cometeu suicídio após os disparos

Cefet Maracanã, tragédia Rio, Allane Matos, Layse Pinheiro, tiroteio escola, suicídio, G1, O Globo, O Tempo, O Noticiário, CNN Brasil Polícia Civil RJ
Foto: Felipe Grinberg

Tragédia no Centro Educacional

Duas funcionárias foram mortas a tiros por um colega dentro da unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) Celso Suckow da Fonseca, no Maracanã, na Zona Norte do Rio, na tarde desta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 15h50.

professora Allane de Souza Pedrotti Matos, atingida na cabeça e no ombro, e a psicóloga escolar Layse Costa Pinheiro, ferida na cabeça e no tórax, chegaram a ser levadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, mas não resistiram. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital.

Cronologia dos Fatos

Manhã de sexta-feira:

O funcionário João Antônio Miranda Tello Ramos Gonçalves chegou à escola e cumprimentou todos normalmente, sem demonstrar qualquer alteração de comportamento.

Tarde (por volta das 15h50):

O suspeito entrou na direção da escola e efetuou os disparos, acertando as duas mulheres que trabalhavam na Diretoria de Ensino.

Após os disparos:

O autor dos disparos tirou a própria vida. As aulas do turno da noite foram canceladas imediatamente.

Resposta policial:

A Polícia Militar do 6º BPM (Tijuca) foi acionada e encontrou as duas mulheres feridas. Os bombeiros prestaram atendimento e as encaminharam ao hospital.

Quem Eram as Vítimas

Allane de Souza Pedrotti Matos

Cefet Maracanã, tragédia Rio, Allane Matos, Layse Pinheiro, tiroteio escola, suicídio, Polícia Civil RJ, G1, O Globo, O Tempo, O Noticiário, CNN Brasil
Foto: Reprodução Redes Sociais 

Doutora em Letras pela PUC-RJ, com pesquisa na área de Linguística Aplicada concluída em 2020. Parte do seu doutoramento foi desenvolvida na University of Copenhagen, Dinamarca.

Trabalhava como coordenadora da equipe pedagógica e acadêmica da Direção de Ensino do CEFET/RJ. Era também presidente da comissão geral de Permanência e Êxito.

Fora do universo acadêmico, era cantora, compositora e pandeirista, integrando o Grupo Quilombo Urbano. Sua última publicação nas redes sociais foi na manhã da tragédia: "Uma ótima sexta, com essa poesia".

Layse Costa Pinheiro

Cefet Maracanã, tragédia Rio, Allane Matos, Layse Pinheiro, tiroteio escola, suicídio, Polícia Civil RJ, G1, O Globo, O Tempo, O Noticiário, CNN Brasil
Foto: Reprodução Redes Sociais 

Psicóloga escolar e servidora pública federal do Cefet-RJ, foi a primeira colocada no concurso prestado em 2014 para o cargo de psicóloga.

Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 2013, especializou-se em Gestão de Pessoas pela Faculdade Internacional Signorelli.

Tinha mestrado incompleto no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ, sendo a primeira colocada na seleção de 2016. Em suas redes sociais, se definia como "apaixonada por música e dança de salão".

Relatos do Terror na Escola

"Estávamos no 3º andar e o ocorrido foi no 1º. Pouco depois, dois policiais pediram para continuarmos nas salas e, só depois, outro grupo de PMs mandou a gente sair. Não tivemos treinamento de saída para um caso desses. Fizemos no instinto de proteção."

Hilário Rodrigues, professor de física

Alunos relataram momentos de pânico e confusão durante o ataque. Jonatam Araújo, de 19 anos, ouviu quatro disparos durante a aula e viu o socorro a uma das vítimas. Maria Beatriz Albuquerque, de 18 anos, inicialmente pensou que os sons fossem de obras na instituição.

Mariah Emanoela Da Silva, de 18 anos, descreveu o clima de desespero: "Os funcionários passaram pedindo para ligarmos para polícia e Samu. Todo mundo começou a ficar desesperado, mas sem entender o que fazer."

Luto e Repercussão

Em nota divulgada, a direção do Cefet/RJ lamentou profundamente a tragédia e decretou luto oficial por cinco dias na instituição a partir de 01/12/2025.

Este não é o primeiro episódio violento no Cefet do Maracanã. Em 25 de novembro de 1998, o prédio foi alvo de uma bomba que arrancou a mão direita da professora Maria de Fátima Oliveira Pascarelli, então com 46 anos.

#CefetTragedia #Maracanã #AllaneMatos #LaysePinheiro #SegurançaEscolar #RioDeJaneiro


Por TMA Dicas – Fonte: O Globo


 © Todos os direitos reservados | TMA Dicas os

Postar um comentário

0 Comentários