Lula Responde às Ameaças de Trump Contra o BRICS
![]() |
Foto: Wilton Junior/Estadão e Evan Vucci/AP / Estadão |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu, nesta quarta-feira (5), as ameaças feitas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a possibilidade de taxar mercadorias do BRICS em até 100%, caso o bloco continue com a ideia de substituir o dólar nas transações comerciais.
BRICS Tem Direito de Discutir Moeda Própria
Segundo Lula, os Estados Unidos estão se isolando do resto do mundo e não podem continuar ameaçando outros países indefinidamente. O presidente brasileiro criticou a postura agressiva de Trump, alegando que "nenhum país, por mais importante que seja, pode brigar com todos o tempo inteiro".
De acordo com o petista, o BRICS representa praticamente metade da população mundial e quase metade do comércio exterior. Portanto, o bloco tem total direito de discutir alternativas ao dólar em suas transações comerciais. Lula ainda destacou que o BRICS não se preocupa com as "bravatas" de Trump, e que a prioridade deve ser sempre o interesse do bloco e do mundo.
Reciprocidade em Caso de Aumento de Tarifas
Lula também afirmou que, caso os Estados Unidos aumentem as tarifas de importação contra os países do BRICS, o bloco responderá com reciprocidade. A proposta de substituir o dólar por uma nova moeda nas transações comerciais é uma bandeira defendida por Lula, que assume a presidência do grupo em 2025.
Trump Insiste nas Ameaças Contra o BRICS
Na semana passada, Trump usou sua rede social Truth para reforçar as ameaças de imposição de tarifas de 100% contra os países do BRICS caso o bloco continue com sua intenção de substituir o dólar. O ex-presidente dos EUA também se mostrou contrário à criação de uma nova moeda do BRICS, alertando que os países do bloco poderiam enfrentar sérias consequências econômicas, incluindo a perda de acesso ao mercado dos Estados Unidos.
0 Comentários