Gripe Aviária Ameaça Exportações de Frango no Brasil - Saiba Mais

Surto no Rio Grande do Sul coloca mercado avícola em alerta e provoca suspensão de compras por países como China e União Europeia

gripe aviária, exportações de frango, carne de frango, surto no RS, impacto econômico, China, UE, mercado avícola, agricultura brasileira
Imagem: Pixabay

Impacto nas exportações de carne de frango

A confirmação de um surto de gripe aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial em Montenegro (RS) acendeu o sinal de alerta no setor avícola brasileiro. Segundo estimativas da consultoria Safras & Mercado, a exportação de carne de frango pode cair entre 15% e 20% nos próximos meses devido à suspensão das vendas internacionais provenientes do Rio Grande do Sul.

O estado é o terceiro maior exportador de frango do Brasil, responsável por uma fatia expressiva das remessas ao exterior. Com a detecção do vírus, países como China e União Europeia suspenderam temporariamente as compras da proteína brasileira.

Suspendemos o Rio Grande do Sul das exportações, cumprindo o protocolo, mas o restante do Brasil continua com o fluxo comercial normal”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

China e países árabes entre os mais afetados

A China, maior comprador do frango gaúcho, importa mais de 40 mil toneladas por mês apenas do RS, o que representa mais de 10% das exportações brasileiras. Outros destinos afetados incluem os Emirados Árabes Unidos (8,37 mil t), Arábia Saudita (7,6 mil t) e Japão (2,16 mil t).

De acordo com o analista Fernando Iglesias, o volume excedente no mercado interno pode provocar uma queda nos preços da carne de frango em diversas fases da cadeia produtiva.

Reações do mercado e medidas adotadas

Apesar do impacto inicial, especialistas apontam que os acordos comerciais brasileiros permitem uma resposta mais flexível. Países como Japão e membros do Oriente Médio podem restringir as compras apenas do Rio Grande do Sul ou das áreas onde o foco foi identificado, mantendo negócios com outras regiões do país.

O governo decretou emergência zoossanitária por 60 dias em um raio de 10 quilômetros da granja afetada, mas essa área poderá ser ajustada pela Secretaria de Defesa Agropecuária.

Dados de exportação em maio de 2025

Mesmo com o alerta sanitário, o desempenho brasileiro nas exportações avícolas ainda é positivo. Nos primeiros seis dias úteis de maio, o Brasil arrecadou US$ 251 milhões com a venda de 139 mil toneladas de carne de frango e miudezas. O preço médio da tonelada foi de US$ 1.800,80, com aumento de 16,9% no valor médio diário em relação ao mesmo período de 2024.

Setor monitora repercussões e confia em resposta rápida

Entidades como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) ainda não emitiram análises completas, mas afirmaram confiar na agilidade das ações do Ministério da Agricultura para minimizar os danos econômicos e sanitários.

Risco para humanos é considerado baixo

O MAPA reforça que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango nem de ovos, assegurando que os produtos inspecionados seguem seguros para a população. O risco de infecção humana é baixo e, geralmente, limitado a profissionais com contato direto com aves contaminadas.

Por: Redação www.tmadicas.com.br Fonte: O Tempo 

📲 Siga no WhatsApp Notícia Zona da Mata e Vertentes 24h

Postar um comentário

0 Comentários