INSS registra mais de 1,3 milhão de pedidos de reembolso
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 1.345.817 pedidos de reembolso relacionados a descontos não autorizados de entidades associativas. Os dados são do balanço divulgado nesta sexta-feira (16), com informações coletadas até as 17h.
Desde o início do serviço, que permite ao beneficiário consultar descontos no Meu INSS, mais de 34 milhões de acessos foram contabilizados na plataforma.
Milhões acessam o Meu INSS para verificar descontos
De acordo com o INSS, 1.370.635 segurados procuraram informações por meio do aplicativo Meu INSS e do telefone 135. Desses, apenas 24.818 confirmaram que o desconto havia sido autorizado.
O volume de acessos mostra a alta procura:
-
5.997.999 buscaram a plataforma para consultar descontos
-
2.836.350 informaram que não tiveram qualquer desconto
Este é o terceiro dia de funcionamento do serviço que permite consultar descontos e iniciar um processo administrativo de reembolso, caso não tenham sido autorizados.
Entidades investigadas e notificações em massa
Atualmente, 41 entidades associativas estão sendo contestadas, com notificações sendo enviadas a cerca de 9 milhões de segurados desde terça-feira (13). O serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” revela o nome da entidade que realizou os lançamentos.
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) estão conduzindo uma investigação para apurar fraudes envolvendo a associação indevida de beneficiários do INSS a essas entidades.
Segurados devem ficar atentos a golpes
O INSS alerta que não entra em contato por telefone, SMS, e-mail ou WhatsApp para tratar desses reembolsos. Todo contato oficial ocorre exclusivamente por notificação no aplicativo Meu INSS.
A recomendação é não clicar em links suspeitos e não fornecer dados pessoais, reforçando a importância de utilizar apenas canais oficiais, como o site do INSS e as redes sociais verificadas.
Entidades devem comprovar autorização ou devolver valores
As associações que tiverem descontos questionados precisarão apresentar documentação individualizada no prazo de 15 dias úteis, comprovando a autorização do beneficiário. Caso contrário, será necessário devolver o valor ao Tesouro Nacional, que posteriormente o repassará à conta do segurado.
A Dataprev já disponibilizou uma plataforma específica para que essas entidades possam responder às notificações.
Por: Redação www.tmadicas.com.br Fonte: INSS
📲 Siga no WhatsApp Notícia Zona da Mata e Vertentes 24h
0 Comentários