📲Acompanhe as notícias no WhatsApp: <<<Notícias Zona Da Mata e Vertentes MG 24h>>>
Divulgue sua Marca ou Serviço e Vendas <<< Divulgação Serviço/Vendas Zona da Mata MG>>>
Cadastro Único Vai Informar se Celular Usado é Roubado ou Extraviado
Ferramenta Celular Seguro do Ministério da Justiça garante mais segurança na compra de aparelhos
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, nesta segunda-feira (14), o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), uma nova ferramenta que reúne informações de aparelhos com registro de roubo, furto ou extravio em uma única base de dados.
O objetivo é permitir que qualquer cidadão consulte, antes de comprar um celular usado, se o aparelho possui alguma restrição, reforçando a prevenção à receptação de itens roubados e protegendo o consumidor.
Consulta rápida via app Celular Seguro
O novo cadastro está disponível no aplicativo Celular Seguro, já integrado a um banco de dados com mais de 2,6 milhões de usuários e com as bases da Anatel.
Segundo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto, a medida “é uma garantia ao cidadão. Ele pode verificar se o celular que está adquirindo tem registro de roubo ou não.”
Para consultar um celular:
- Baixe o aplicativo Celular Seguro (Android ou iOS);
- Toque em Celulares com Restrição;
- Digite o número do IMEI (15 dígitos) ou escaneie o código de barras;
- Para descobrir o IMEI do aparelho, digite *#06# no teclado do celular.
Se o aparelho não tiver nenhuma restrição, o sistema confirmará que está liberado para uso.
Combate à criminalidade e segurança para o consumidor
De acordo com a Anatel, a ação “vai além da recuperação de celulares roubados. É uma ferramenta de prevenção e proteção ao consumidor”. O presidente da agência, Carlos Baigorri, afirmou que o CNCR amplia o combate à criminalidade ao desestimular a compra de produtos irregulares.
O CNCR é considerado um avanço na segurança pública e um importante passo para reduzir os índices de furtos e roubos de celulares no Brasil, além de ajudar o cidadão a evitar prejuízos financeiros.
Por Redação: www.tmadicas.com.br Fonte: Agência Brasil
0 Comentários