Planos de Saúde Atenderão Pacientes do SUS a Partir de Agosto

📲Acompanhe as notícias no WhatsApp: <<<Notícias Zona Da Mata e Vertentes MG 24h>>>

Divulgue sua Marca ou Serviço e Vendas <<< Divulgação Serviço/Vendas Zona da Mata MG>>>

Planos de Saúde Atenderão Pacientes do SUS a Partir de Agosto

Dívidas de ressarcimento serão convertidas em consultas, exames e cirurgias na rede privada

atendimento SUS, planos de saúde, programa Agora Tem Especialistas, dívidas SUS, Alexandre Padilha, Ministério da Saúde, consultas SUS, cirurgias SUS, exames SUS, InvestSUS

Ministério da Saúde lança programa para acelerar atendimentos no SUS

A partir de agosto de 2025, o governo federal dará início ao Programa Agora Tem Especialistas, que permitirá que planos de saúde com dívidas junto ao SUS possam trocar os débitos por atendimentos especializados à população da rede pública.

A medida, anunciada pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha, pelo advogado-geral da União Jorge Messias e pela presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Carla de Figueiredo Soares, tem como objetivo reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde.

Como funcionará o programa

As operadoras de saúde deverão solicitar adesão por meio da plataforma InvestSUS. O Ministério da Saúde avaliará a regularidade da empresa e a compatibilidade entre os serviços ofertados e a demanda reprimida do SUS.

Caso aprovadas, as operadoras poderão quitar suas dívidas de ressarcimento oferecendo atendimentos especializados, como:

  • Ginecologia
  • Cardiologia
  • Oncologia
  • Ortopedia
  • Otorrinolaringologia
  • Oftalmologia

A expectativa é que R$ 750 milhões em dívidas sejam convertidos em novos atendimentos especializados, contribuindo diretamente para reduzir filas e acelerar diagnósticos.

Benefícios diretos à população

Segundo o ministro Alexandre Padilha, o programa representa uma inovação no SUS, pois converte recursos que, em muitos casos, não retornariam ao atendimento da população:

“Estamos transformando dívidas em mais cirurgias, mais exames, mais consultas especializadas e menos tempo de espera”, afirmou.

Além disso, o programa utilizará a capacidade ociosa da rede privada, direcionando pacientes do SUS aos profissionais e equipamentos especializados, sem nenhum custo adicional para os usuários.

Contexto e impacto

A iniciativa responde a um cenário preocupante:

  • Mais de 370 mil mortes anuais por doenças não transmissíveis estão ligadas a atrasos no diagnóstico
  • Segundo o INCA, os custos com câncer aumentam em 37% quando há demora no início do tratamento
  • O Brasil precisa aumentar em mais de 60% a oferta de biópsias de câncer de mama, por exemplo

De acordo com o advogado-geral da União, Jorge Messias, a proposta é uma oportunidade de reintegrar recursos ao atendimento público de forma inteligente e eficiente:

“Essa medida permite redirecionar os recursos para quem realmente precisa: as pessoas que dependem exclusivamente do SUS.”


Por: Redação www.tmadicas.com.br Fonte: Brasil61

Postar um comentário

0 Comentários