Mais Segurança - Pix terá novas regras para devolução em casos de golpe a partir de outubro

📲Acompanhe as notícias no WhatsApp: <<<Notícias Zona Da Mata e Vertentes MG 24h>>>

Divulgue sua Marca ou Serviço e Vendas <<< Divulgação Serviço/Vendas Zona da Mata MG>>>

Pix: novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe

Pix, novas regras Pix, devolução Pix, golpe Pix, Banco Central, MED Pix, Mecanismo Especial de Devolução, fraude Pix, devolução de dinheiro, segurança Pix


Banco Central publica resolução que aprimora o Mecanismo Especial de Devolução (MED)

O Banco Central (BC) publicou nesta quinta-feira (28) uma resolução que altera as regras do Pix para aprimorar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). A medida, anunciada em abril, tem como objetivo facilitar a devolução de valores em casos de golpe, fraude ou coerção.

Denúncia poderá ser feita no próprio aplicativo do banco

A partir de 1º de outubro, o MED passa a ser realizado de forma 100% digital, sem necessidade de contato com o atendimento da instituição financeira.

Todos os bancos participantes do Pix deverão disponibilizar a função diretamente no ambiente Pix dos aplicativos, permitindo que a vítima conteste a transação de maneira rápida e prática.

Segundo o BC, o autoatendimento digital dará mais agilidade ao processo, aumentando a chance de que os recursos ainda estejam disponíveis na conta do fraudador para viabilizar a devolução.

Devolução poderá ser feita a partir de outras contas

Outra novidade é que, a partir da nova resolução, será possível realizar a devolução do dinheiro a partir de outras contas e não apenas da conta originalmente usada na fraude.

Antes, os fraudadores esvaziavam rapidamente a conta que recebia os recursos, transferindo para outras. Com a mudança, o MED passa a mapear o caminho dos valores e compartilhar as informações entre as instituições envolvidas.

Essa atualização permitirá a devolução em até 11 dias após a contestação. O recurso será facultativo a partir de 23 de novembro e obrigatório em fevereiro do próximo ano.

“O Banco Central espera que, com essa medida, aumente a identificação de contas usadas em fraudes e a recuperação de recursos, desestimulando golpes. O compartilhamento de informações impedirá ainda que essas contas sejam utilizadas em novas práticas criminosas”, explicou o BC em nota.

O que é o Mecanismo Especial de Devolução (MED)?

Criado em 2021, o Mecanismo Especial de Devolução (MED) é uma ferramenta disponível apenas em casos de:

  • fraudes comprovadas;
  • erros operacionais da instituição financeira.

O MED não pode ser usado em:

  • desacordos comerciais;
  • casos entre terceiros de boa-fé;
  • envio errado de Pix por culpa do próprio usuário (como digitar a chave incorretamente).



Por Redação: tmadicas.com.br Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários