Alckmin Critica Eduardo Bolsonaro Por Reunião Nos EUA
![]() |
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão |
Vice-presidente diz que encontro do deputado com secretário norte-americano atrapalhou negociações sobre tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros
Alckmin Reage À Atitude De Eduardo Bolsonaro
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, classificou como "lamentável" a conduta de Eduardo Bolsonaro após o deputado se reunir em Washington com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent.
Segundo Alckmin, "é triste que brasileiros continuem trabalhando contra o Brasil" em um momento em que o governo busca reduzir impactos da tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump aos produtos nacionais.
Reunião Coincide Com Agenda De Haddad
O encontro de Eduardo Bolsonaro ocorreu no mesmo dia em que estava marcada uma reunião oficial entre Bessent e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O compromisso, que seria realizado por videoconferência, acabou sendo cancelado dois dias antes do agendamento.
Haddad e o secretário norte-americano discutiriam alternativas para mitigar os prejuízos da nova taxação sobre exportações brasileiras. O episódio gerou críticas no governo, que considera a atitude do deputado como prejudicial às tratativas diplomáticas.
Contexto Político
A reunião extraoficial também contou com a presença do blogueiro bolsonarista Paulo Figueiredo. O gesto reforçou a tensão entre integrantes do governo federal e a ala ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que já enfrenta processos no Congresso relacionados às articulações políticas realizadas nos Estados Unidos.
O caso reacende o debate sobre a influência de parlamentares em temas da política externa, papel que constitucionalmente cabe ao Executivo.
0 Comentários