Minas adota sistema que identifica local de chamadas de emergência para Polícia e Bombeiros

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Minas Gerais adota sistema para identificar local de quem fizer chamadas de emergência

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Imagem: Tiago Ciccarini / Sejusp

Tecnologia do Siloc permite localizar com precisão chamadas feitas para Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta sexta-feira (26/9), a implantação do Sistema de Localização (Siloc), uma nova ferramenta tecnológica que permite identificar de forma precisa e automática o local de origem das chamadas de emergência realizadas de celulares para os números:

  • 190 da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)
  • 197 da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)
  • 193 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)

Atendimento mais rápido e eficiente

O Siloc é capaz de apontar o endereço exato do aparelho que originou a ligação, mesmo em situações em que a pessoa não consiga informar sua localização. Isso beneficia crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, além de auxiliar em casos de pessoas perdidas em trilhas ou matas.

Outro impacto importante é a redução de trotes, que historicamente sobrecarregam os serviços de emergência.

Tecnologia de ponta

O sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) em parceria com as forças de segurança. A tecnologia utiliza o AML (Advanced Mobile Location), que cruza dados de GPS, redes wi-fi e antenas de celular para fornecer a localização em tempo real.

O recurso é automático e funciona em smartphones Android e iOS, sem necessidade de aplicativos adicionais. Mesmo em áreas com pouca cobertura, o sistema pode enviar informações via SMS, garantindo socorro a vítimas em áreas isoladas.

Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a ferramenta reforça o compromisso de Minas com a transformação digital na segurança:

“Trata-se de um passo essencial para consolidar um modelo de segurança pública mais proativo, preventivo e centrado no cidadão, garantindo que Minas Gerais continue sendo referência nacional em inovação e eficiência no atendimento de emergências.”

Onde já funciona

O Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), localizado na Cidade Administrativa, já utiliza o sistema em tempo real, garantindo rapidez no despacho das equipes da PM, PCMG e CBMMG.

Números do atendimento de emergência em Minas

  • A Polícia Civil recebeu 117.288 chamadas para o número 197, entre janeiro e agosto de 2025.
  • A Polícia Militar atendeu cerca de 2,3 milhões de ligações para o número 190 no mesmo período.
  • O Corpo de Bombeiros recebe em média 1,2 mil chamadas diárias pelo número 193 na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nos períodos de estiagem, o pico chega a 3 mil ligações por dia.
  • Há ainda uma média de 70 resgates mensais de pessoas perdidas em trilhas e matas em todo o estado.

Por: Redação www.tmadicas.com.br fonte: Agência Minas

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