📲Acompanhe as notícias no WhatsApp: <<<Notícias Zona Da Mata e Vertentes MG 24h>>>
Operação Libertas resgata mais de 750 animais e prende 19 pessoas em ação nacional contra o tráfico de fauna silvestre
Minas Gerais lidera número de resgates, com 337 animais apreendidos e três prisões em flagrante
A Operação Libertas, deflagrada na manhã desta quarta-feira (29 de outubro de 2025), mobilizou Ministérios Públicos, Polícias Ambientais e órgãos de fiscalização de 11 estados brasileiros em uma das maiores ações já realizadas contra o tráfico de animais silvestres no país.
Coordenada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), por meio do Projeto Libertas, e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a operação cumpriu 84 mandados, resultando na prisão de 19 pessoas, sendo 12 em flagrante, e no resgate de 755 animais silvestres — em sua maioria aves dos biomas Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, muitas delas ameaçadas de extinção.
Em Minas Gerais, foram cumpridos 51 mandados de busca e apreensão em cidades como Betim, Montes Claros, Almenara, Divisópolis, Juiz de Fora, São Miguel da Anta, Rio Pomba, Cataguases e Desterro de Melo. O balanço estadual contabilizou 337 animais resgatados (313 aves, 16 répteis e 8 mamíferos), além de três prisões em flagrante e 18 celulares e 20 gaiolas apreendidos.
Operação nacional integrada e crimes associados
A Operação Libertas contou com a participação dos Ministérios Públicos, Polícias Civil e Militar e órgãos de fiscalização dos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia.
Durante as ações, foram apreendidos 37 celulares, quatro armas de fogo, 1.230 munições, um veículo, 20 gaiolas, sete armadilhas, três transportadores e documentos falsos.
Além do tráfico de fauna silvestre, os envolvidos também responderão por receptação, falsificação de documentos, maus-tratos, organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo.
Rota interestadual e principal alvo identificado
Dezenove mandados (17 de busca e dois de prisão preventiva) foram cumpridos nos estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, ligados à segunda fase da Operação Fauna Protegida, integrada à Libertas.
As investigações apontam o envolvimento de Weber Sena de Oliveira, conhecido como “Paulista”, considerado um dos maiores traficantes de animais silvestres do país, preso em setembro na Bahia. O grupo criminoso atuava em quatro frentes: captores, transportadores, operadores financeiros e receptadores, movimentando milhares de animais por ano.
Balanço geral – Operação Libertas 2025
- 11 estados envolvidos: Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia
- 84 alvos deflagrados
- 19 pessoas presas (12 em flagrante)
- 755 animais resgatados, a maioria aves silvestres
- Bens apreendidos: 37 celulares, 4 armas, 1.230 munições, 1 veículo, 20 gaiolas, 7 armadilhas, 3 transportadores
- Crimes associados: tráfico de fauna, maus-tratos, receptação, falsificação, porte ilegal de armas, organização criminosa
Balanço Minas Gerais – Operação Libertas
- Municípios: Betim, Montes Claros, Almenara, Divisópolis, Juiz de Fora, São Miguel da Anta, Rio Pomba, Cataguases e Desterro de Melo
- 39 alvos
- 3 prisões em flagrante
- 16 termos circunstanciados de ocorrência
- 337 animais resgatados (313 aves, 16 répteis, 8 mamíferos)
- Bens apreendidos: 18 celulares, 20 gaiolas e 1,5 m³ de madeira nativa


0 Comentários