Suprema Corte dos EUA suspende deportações de venezuelanos

 Suprema Corte Dos EUA Suspende Deportações De Venezuelanos

Suprema Corte dos EUA suspende deportações de imigrantes venezuelanos no Texas
Suprema Corte dos EUA, deportações suspensas, imigrantes venezuelanos, Donald Trump, Lei de Inimigos Estrangeiros, imigração EUA
Suprema Corte dos EUA suspende deportações de imigrantes venezuelanos no Texas
Foto: Reuters

Decisão Afeta Imigrantes Detidos No Texas Sob Lei Histórica

A Suprema Corte dos Estados Unidos suspendeu temporariamente as deportações de imigrantes venezuelanos que estão detidos no norte do Texas. A decisão foi emitida no sábado, 19 de abril de 2025, e está relacionada à aplicação da antiga Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798.

A suspensão foi resultado de um recurso de emergência apresentado pela União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), alegando que o governo estava prestes a reiniciar as deportações com base nessa lei do século XVIII.

Governo Trump É Alvo De Contestação Judicial

Na decisão, a Suprema Corte ordenou que o governo Trump não prosseguisse com as deportações dos venezuelanos detidos no Centro de Detenção Bluebonnet "até nova ordem do tribunal". Os juízes Clarence Thomas e Samuel Alito foram os únicos a discordar da suspensão.

A Corte já havia declarado anteriormente que os imigrantes deveriam ter o direito de apresentar seus argumentos perante o tribunal e dispor de tempo razoável para se defender.

Lei De Inimigos Estrangeiros É Usada Pela Primeira Vez Desde Guerras Mundiais

A Lei de Inimigos Estrangeiros, citada por Trump, havia sido utilizada anteriormente apenas durante a Guerra de 1812 e nas Guerras Mundiais. Em março, o presidente invocou essa legislação para prender e deportar supostos membros da gangue Tren de Aragua, enviando-os para uma prisão de segurança máxima em El Salvador.

Advogados de defesa alegam que muitos dos deportados não pertencem à gangue e foram alvos por conta de tatuagens e aparência, sem envolvimento em crimes.

Casa Branca Ainda Não Comentou A Decisão

Até o momento, a Casa Branca não divulgou nenhum posicionamento oficial sobre a decisão da Suprema Corte. Já Trump continua reforçando sua promessa de campanha de expulsar milhões de imigrantes sem documentação legal, acusando a Venezuela de facilitar uma "invasão" com membros de gangues criminosas.

Mensagens Para Todas Ocasiões  | Siga no no Whatsapp <<<Notícias Zona da Mata-MG>>>

Por: Redação www.tmadicas.com.br Fonte: Terra

Postar um comentário

0 Comentários