Consumidor - Anvisa mantém interdição do Colgate Total Clean Mint

Siga no no Whatsapp <<<Notícias Zona da Mata-MG>>>

Anvisa mantém interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint



Suspensão do produto volta a valer após retirada de recurso

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou nesta quarta-feira (30) que a interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint, inicialmente determinada em 27 de março, voltou a vigorar após a retirada do recurso apresentado pela fabricante.

A decisão foi restabelecida com base nos artigos 6° e 7° da Lei nº 6.360/1976, que permitem a retirada imediata de produtos considerados nocivos à saúde ou que não atendam aos requisitos legais.

Relatos de efeitos adversos entre consumidores

Diversos usuários relataram reações negativas ao produto nas redes sociais, incluindo:

"inchaço nos lábios", "aftas", "irritação" e "sensação de queimação" após o uso do Colgate Total Clean Mint.

Até 19 de abril de 2025, a Anvisa havia recebido oito notificações envolvendo 13 casos de reações adversas relacionadas ao produto.

Alteração na fórmula: de fluoreto de sódio para fluoreto de estanho

A versão atual do Colgate Total Clean Mint, lançada no ano passado, passou a utilizar fluoreto de estanho no lugar do fluoreto de sódio, presente na fórmula anterior. A substituição química é apontada como possível causa dos efeitos relatados, mas a investigação ainda está em andamento.

O que diz a Colgate

A Colgate se pronunciou oficialmente com o seguinte comunicado:

"A Colgate confirma que em 29 de abril de 2025 apresentou perante a ANVISA seu pedido de retirada do recurso contra decisão que determinou a interdição temporária do produto Colgate Total Clean Mint, implicando assim que a medida cautelar retoma a sua validade. A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A empresa acredita numa resolução oportuna do tema. A Colgate reafirma a segurança e qualidade do seu produto Colgate Total Clean Mint, o qual segue os rígidos padrões das agências regulatórias. Seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Colgate Total Clean Mint por meio do nosso canal oficial de atendimento: https://www.colgatepalmolive.com.br/contact-us."



Por: Redação www.tmadicas.com.br fonte: IG

 

Postar um comentário

0 Comentários