Correios Farão Atendimento Presencial do INSS - Serviço Ajuda a Identificar Descontos Indevidos em Benefícios

Serviço começa em 30 de maio e atende aposentados e pensionistas

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Foto Correios Divulgação

A partir do dia 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão realizar consultas presenciais sobre descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios.

O novo serviço foi anunciado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller, que destacou o foco em atender pessoas com limitações tecnológicas, como acesso restrito à internet ou dificuldades com o aplicativo Meu INSS.

Serviço será exclusivo nos Correios

Segundo Waller, o atendimento será exclusivo nas unidades dos Correios e não estará disponível nas agências do INSS. O motivo, segundo ele, é a maior capilaridade dos Correios, especialmente em cidades pequenas.

“Temos outra finalidade nas agências da Previdência, enquanto os Correios alcançam mais municípios”, explicou o presidente do INSS.

Hoje, o INSS mantém cerca de 1.570 agências, concentradas em 700 grandes cidades, o que limita o acesso de segurados que vivem em regiões mais afastadas.

Consulta de descontos será rápida e segura

Para realizar a consulta de descontos não autorizados, o beneficiário precisa apenas apresentar um documento de identidade com foto. Se o titular estiver acamado ou com mobilidade reduzida, poderá ser representado por procuração válida.

Durante o atendimento, o sistema dos Correios verificará se houve algum desconto, identificando a associação responsável e se a cobrança foi autorizada. Um protocolo oficial será gerado, contendo data, hora e número de registro, o que poderá servir como prova em futuros processos administrativos ou judiciais.

Parceria amplia acesso a serviços do INSS

A nova parceria busca democratizar o atendimento da Previdência, oferecendo suporte presencial para beneficiários em pequenos municípios, onde internet e telefonia são mais precários.

O presidente do INSS destacou que não será possível alterar dados cadastrais por meio desse atendimento. A ação se limita à verificação de descontos indevidos, com foco em transparência e acessibilidade.

Por: Redação www.tmadicas.com.br Fonte: Portal JFInforma

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