Siga no no Whatsapp <<<Notícias Zona da Mata-MG>>>
Stalking: idosa é presa por perseguição contra vizinha em MG
Uma idosa de 73 anos foi presa por perseguição na tarde da última sexta-feira, 16 de maio, no Fórum de Cataguases, na Zona da Mata de Minas Gerais. Ela tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de stalking, que consiste em seguir ou perseguir alguém de forma reiterada, pessoalmente ou por meios virtuais.
De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a corporação recebeu uma denúncia de que a suspeita estaria no fórum da cidade, que possui cerca de 66 mil habitantes.
Prisão ocorreu sem resistência, com presença do advogado
Os militares se deslocaram até o local e localizaram a idosa acompanhada de seu advogado, que presenciou toda a ação policial. Ela não resistiu à prisão e foi encaminhada à delegacia do município.
"A prisão ocorreu de forma tranquila, com acompanhamento legal. A suspeita foi conduzida para as devidas providências", informou a PM.
Não foram divulgados detalhes da perseguição
Apesar da prisão, não foram divulgados detalhes sobre a natureza da perseguição à vizinha. O caso segue em investigação pelas autoridades competentes.
O que é o crime de stalking
O termo stalking, do inglês, significa "perseguir". No Brasil, passou a ser crime em 2021. O Código Penal prevê pena de seis meses a dois anos de prisão para quem comete esse tipo de delito, que pode ocorrer tanto online quanto presencialmente.
Embora muitas vezes seja romantizado, o envio de presentes, flores e recados insistentes também pode caracterizar perseguição, especialmente quando há desconforto ou medo da vítima.
Casos de stalking crescem em Minas Gerais
Segundo o Observatório de Segurança Pública da Sejusp-MG, 5.195 casos de perseguição foram registrados no estado em 2023 — um aumento de 39,4% em relação a 2022, quando houve 3.725 ocorrências. Isso significa que, em média, 14 pessoas foram vítimas de stalking por dia em Minas.
Como identificar uma perseguição
- Se perceber que sua liberdade foi constrangida, ainda que de forma psicológica, isso pode configurar stalking;
- Presentes ou gestos insistentes podem não ser gentileza, mas sim invasão de privacidade;
- Mantenha familiares e amigos informados sobre qualquer comportamento estranho;
- Desconfie de situações incômodas ou ameaçadoras e avise alguém de confiança no trabalho, prédio ou local frequentado.
Como denunciar
- Polícia Militar: registre o boletim de ocorrência ou ligue para o 190 em caso de emergência;
- Delegacias da Polícia Civil de Minas Gerais também estão aptas a receber denúncias formais.
A prisão da idosa em Cataguases reacende o debate sobre a importância de denunciar condutas abusivas e de reforçar os mecanismos legais de proteção à vítima.
0 Comentários