Menos de 25% das delegações confirmaram presença em Belém
![]() |
Foto: Rafael Medelima |
Reunião Com a ONU
Em uma reunião realizada nesta sexta-feira (22), representantes da COP30 e da ONU discutiram a hospedagem do evento que ocorrerá em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro de 2025.
O encontro durou três horas e teve a participação de André Corrêa do Lago, presidente da COP30, Miriam Belchior, secretária-executiva da Casa Civil, e Valter Correia, secretário extraordinário para a COP30.
Durante a reunião, a ONU solicitou que o Brasil subsidiasse hospedagem para países com menos recursos, mas o governo brasileiro pediu que a própria organização aumentasse a contribuição financeira.
Menos De 25% Das Delegações Confirmadas
Faltando menos de 90 dias para o início da conferência, apenas 47 países dos 196 convidados confirmaram presença. Segundo o governo, 39 delegações já garantiram hospedagem pela plataforma oficial, enquanto outros oito países negociaram diretamente com hotéis, entre eles: Egito, Espanha, Portugal, Japão e Noruega.
Apesar do baixo índice de confirmações, o Brasil reafirma que Belém tem capacidade de receber o evento, com 53 mil leitos disponíveis, número superior à estimativa de 50 mil participantes.
Polêmicas Sobre Custos De Hospedagem
Algumas delegações africanas solicitaram à UNFCCC a revisão da sede da COP30 devido ao alto custo da hospedagem em Belém.
A secretária-executiva Miriam Belchior esclareceu que a ONU pediu ao Brasil a garantia de subsídio de US$ 100 (cerca de R$ 542) por diária para países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares. O governo, entretanto, manteve a posição de que a responsabilidade deve ser compartilhada com a própria ONU.
Brasil Mantém Compromisso Com a Conferência
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, afirmou que a organização segue em uma força-tarefa para acelerar confirmações.
> “Estamos conduzindo todo o processo com transparência e diálogo permanente. Há um conjunto de medidas concretas que asseguram condições plenas para a conferência”, destacou.
0 Comentários