📲Acompanhe as notícias no WhatsApp: <<<Notícias Zona Da Mata e Vertentes MG 24h>>>
Divulgue sua Marca ou Serviço e Vendas <<< Divulgação Serviço/Vendas Zona da Mata MG>>>
Guarda Municipal de Juiz de Fora será armada até 2026
Prefeita anuncia início da capacitação técnica e psicológica da corporação
Expansão de espaços públicos e mudança no perfil da criminalidade motivam decisão
A Guarda Municipal de Juiz de Fora passará por um processo de capacitação para uso de armas de fogo em sua atuação cotidiana. A medida foi anunciada pela prefeita Margarida Salomão nesta quinta-feira (31/7), durante coletiva de imprensa. A expectativa da administração é que o processo esteja concluído até o início de 2026.
Segundo a prefeita, a decisão leva em consideração três fatores principais: a ampliação de espaços públicos sob responsabilidade da Guarda, a sofisticação das práticas criminosas e a necessidade de garantir a segurança dos agentes.
Monitoramento e aumento de equipamentos urbanos
Desde o início do atual governo, a Prefeitura tem investido em infraestrutura de segurança, como o sistema integrado de monitoramento com 333 câmeras, além da revitalização de praças e do aumento de feiras e eventos públicos.
“A cidade ganhou mais vida urbana, mais espaços para cuidar. Mas ao mesmo tempo, vimos uma evolução na forma de atuação dos criminosos, que agora utilizam equipamentos de ponta. A Guarda precisa estar preparada para isso”, destacou Margarida.
Início da capacitação ainda em 2025
A partir desta data, Juiz de Fora formaliza junto à Polícia Federal a adesão ao processo de armamento da Guarda Municipal. Ainda em 2025, os agentes iniciarão a formação psicológica e técnica, que inclui treinamentos de tiro, avaliação comportamental e aulas sobre uso progressivo da força.
“A decisão também busca garantir maior proteção para os guardas municipais. Além disso, acreditamos que o armamento terá um efeito dissuasório sobre a criminalidade”, completou a prefeita.
O processo será conduzido de acordo com as normas federais e os critérios da Polícia Federal, e contará com acompanhamento permanente. A Guarda Municipal de Juiz de Fora entra, assim, para o grupo crescente de corporações municipais em cidades brasileiras que passam a atuar armadas no combate à violência urbana.
Por Redação: tmadicas.com.br Fonte: PJF
0 Comentários