📲Acompanhe as notícias no WhatsApp: <<<Notícias Zona Da Mata e Vertentes MG 24h>>>
Operação Delos: TCP em Além Paraíba tem base desarticulada
Confronto com facção termina com morte e seis prisões
![]() |
| Foto: PMMG divulgação |
Uma ação integrada entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar desarticulou, na quinta-feira (11), em Além Paraíba, um grupo do Terceiro Comando Puro (TCP), facção criminosa originária do Rio de Janeiro e com atuação crescente na Zona da Mata mineira.
Resultados da Operação Delos
A operação, batizada de "Delos", terminou com a prisão de seis pessoas e a apreensão de drogas, armamentos e equipamentos de comunicação.
Segundo a PM, um dos alvos reagiu à abordagem e morreu após confronto com os militares. Ele era considerado perigoso e tinha um mandado de prisão em aberto.
Material Apreendido na Operação
Durante as buscas, as equipes apreenderam:
- 5 barras de maconha;
- 3 tabletes e 1 bucha de maconha;
- 2 barras e 30 pinos de cocaína;
- 1 revólver calibre 38 com 20 munições;
- 1 pistola calibre 9 mm com 12 munições e um carregador;
- 14 celulares;
- 2 balanças de precisão;
- 5 baterias e 2 bases de carregamento para rádios comunicadores.
Disputa Territorial entre Facções
Conforme o MPMG, após meses de investigação conduzida pela 1ª Promotoria de Justiça da cidade, foi identificada a presença do TCP em diversos bairros, em conflito direto com o Comando Vermelho (CV) pela disputa de pontos de tráfico de entorpecentes.
A operação faz parte de uma estratégia para enfraquecer organizações criminosas que ameaçam a segurança da população e atuam de forma interestadual.
Forças Envolvidas na Operação
Participaram da ação equipes da 159ª Companhia Tático Móvel do 68º BPM, da 4ª Companhia Independente de Policiamento Especializado de Juiz de Fora, além de um helicóptero Pegasus da 4ª BRAVE e um cão farejador da ROCCA.
Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão. As investigações seguem em andamento para identificar outros membros.

0 Comentários