Governo descarta retorno do horário de verão em 2025, diz ministro de Minas e Energia

 📲Acompanhe as notícias no WhatsApp: <<<Notícias Zona Da Mata e Vertentes MG 24h>>>

Divulgue sua Marca ou Serviço e Vendas <<< Divulgação Serviço/Vendas Zona da Mata MG>>>

Governo descarta retorno do horário de verão em 2025, diz ministro Alexandre Silveira

horário de verão vai voltar?, Alexandre Silveira, Ministério de Minas e Energia, energia elétrica, governo federal, segurança energética, sistema elétrico brasileiro, leilão de baterias, energias renováveis, energia solar, energia eólica, consumo de energia, CMSE, leilão de térmicas

“Estamos em condição de segurança energética completa”, afirma titular de Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal está “completamente seguro” de que o Brasil não precisará retomar o horário de verão neste ano.

De acordo com o ministro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) se reúne mensalmente para avaliar a segurança energética nacional e a modicidade tarifária, princípio que garante tarifas justas aos consumidores.

“Chegamos à conclusão que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, destacou Silveira, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, transmitido por emissoras de rádio de todo o país.

Planejamento e estabilidade do sistema elétrico

Silveira ressaltou que o Brasil depende naturalmente de suas hidrelétricas, que fornecem a base da segurança energética nacional, complementadas por usinas térmicas.

“Elas nos dão segurança energética e dependem das nossas térmicas. Por isso, estamos implementando e, na próxima semana, vamos lançar o leilão das térmicas”, afirmou o ministro.

O titular da pasta reforçou que o planejamento energético atual garante estabilidade ao sistema, o que elimina a necessidade de medidas sazonais, como o horário de verão, criado originalmente para economizar energia durante os períodos de maior consumo.

Energia limpa e o desafio das fontes intermitentes

Segundo Alexandre Silveira, o Brasil tem grande potencial em energias renováveis, especialmente solar e eólica, mas essas fontes ainda apresentam características intermitentes, dependentes de fatores naturais como o sol e o vento.

“São energias ainda intermitentes. Por isso, também estamos com uma expectativa muito grande de lançar, ainda neste ano, nosso leilão de baterias. A gente vai literalmente armazenar vento. O vento vai ser armazenado através das baterias”, explicou.

O ministro destacou que o armazenamento por meio de baterias de grande capacidade permitirá manter energia solar disponível mesmo durante a noite.

“Através da bateria, vamos ter o sol até 22 horas armazenado. É um grande sistema que vem estabilizar o nosso sistema”, completou.

Sistema energético brasileiro é robusto, diz ministro

Silveira lembrou ainda que a instabilidade causada por energias intermitentes é um desafio global, citando os apagões que atingiram Portugal e Espanha em abril de 2025.

“É um grande problema e não é um problema nacional, é um problema no mundo inteiro. Portugal e Espanha sofreram apagões de longo prazo por causa dessas intermitências”, observou.

O ministro, no entanto, garantiu que o sistema energético brasileiro é robusto e bem planejado, descartando qualquer risco de desabastecimento neste ano.

“O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro. Por isso, teríamos coragem completa e absoluta, caso fosse necessário, independentemente das opiniões e das controvérsias sobre o horário de verão, de implementá-lo”, concluiu.


Por: Redação www.tmadicas.com.br Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários