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BR-040 tem nova concessionária após 29 anos de gestão
Trechos entre Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Minas Gerais e Goiás recebem novos contratos de operação
A BR-040, uma das rodovias mais movimentadas do país, passou a ser administrada por novas concessionárias em 2025, após processos de relicitação conduzidos pelo Ministério dos Transportes e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Os contratos fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e somam R$ 20,8 bilhões em obras e serviços ao longo de três décadas de operação.
Trecho Minas Gerais – Goiás
O grupo francês Vinci Highways venceu o leilão realizado em setembro de 2024, assumindo o trecho de 594,8 km entre Minas Gerais e Goiás.
A concessão é operada pela empresa Via Cristais, com contrato assinado em janeiro e início da operação em março de 2025.
- Investimentos previstos: R$ 12 bilhões
- Primeiros 7 anos: R$ 6,4 bilhões destinados à recuperação de pavimento, reforço da sinalização, drenagem e intervenções em pontos críticos, como curvas em Sete Lagoas e Contagem.
- Pedágio: cobrança retomada em março/2025 em 7 praças, com valor inicial de R$ 0,12405 por quilômetro em pista simples, reajustado anualmente pelo IPCA.
Trecho Juiz de Fora – Rio de Janeiro
Já o segmento de 218,9 km, que inclui a BR-495 até Itaipava, foi leiloado em abril de 2025 e arrematado pelo Consórcio Nova Estrada Real, liderado pela Construcap.
A gestão passou para a concessionária Elovias S.A. em outubro, com R$ 8,8 bilhões em investimentos.
Entre as obras previstas:
- Retomada da Nova Subida da Serra de Petrópolis (prazo de 6 anos para conclusão);
- Duplicações de pistas;
- Construção de túneis, passarelas e vias marginais;
- Recuperação do Mirante do Belvedere, fechado desde 2013.
- Pedágio: valor inicial de R$ 18 em Minas Gerais e Rio de Janeiro, com reajustes anuais.
- Mudança de praça: a praça de Simão Pereira (MG) será deslocada para Comendador Levy Gasparian (RJ) ainda no primeiro ano de operação.
- Benefício: descontos progressivos para usuários frequentes, conforme regulamentação da ANTT.
Impactos e expectativas
As novas concessões da BR-040 têm previsão de gerar 5 mil empregos diretos durante a execução das obras.
Outras medidas previstas incluem:
- Monitoramento 24 horas;
- Iluminação em LED em trechos urbanos;
- Barreiras de proteção;
- Duplicações em áreas de tráfego intenso.
Segundo a ANTT, os investimentos vão facilitar o escoamento de cargas agrícolas, minerais e industriais, além de melhorar a logística de acesso ao Porto do Rio de Janeiro.
O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério dos Transportes farão o acompanhamento para evitar novas interrupções como as que paralisaram obras anteriores, entre elas a Nova Subida da Serra de Petrópolis em 2016.
Histórico da concessão
- 1996: a empresa Concer assumiu o trecho Juiz de Fora – Rio de Janeiro.
- 2014: o trecho Belo Horizonte – Cristalina (GO) passou à gestão da Via 040.
- 2016: paralisação da Nova Subida da Serra de Petrópolis pelo TCU.
- 2024: encerramento do contrato da Via 040 por descumprimento de obrigações, com devolução ao DNIT.
- 2025: início da gestão das novas concessionárias Via Cristais e Elovias S.A..
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