📲Acompanhe as notícias no WhatsApp: <<<Notícias Zona Da Mata e Vertentes MG 24h>>>
PCMG e Copasa realizam Operação Água Limpa contra ligações clandestinas em Simonésia
Ação conjunta combate furtos de água na Zona da Mata
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Copasa deflagraram, nesta terça-feira (28/10), a Operação Água Limpa em Simonésia, na Zona da Mata mineira, com o objetivo de combater ligações clandestinas de água, conhecidas popularmente como “gatos”.
Durante as fiscalizações, foram identificados desvios irregulares de água em imóveis residenciais e comerciais, caracterizando a prática do crime de furto, conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro.
Além das ações investigativas, as equipes realizaram orientações educativas com moradores e comerciantes, alertando sobre a necessidade de manter as ligações regularizadas e os impactos financeiros e sociais provocados pelas irregularidades.
Impactos e investigações
De acordo com a superintendente de Operações Norte e Leste da Copasa, as equipes identificaram inicialmente 12 ligações fraudulentas, além de 108 sob suspeita, que ainda serão analisadas.
A perícia da PCMG confirmou as irregularidades e constatou prejuízos significativos para o sistema público. Segundo o delegado Guilherme Caldeira, há indícios de participação de funcionários da Copasa nas fraudes. Dois colaboradores já foram afastados preventivamente, enquanto as investigações seguem em andamento.
Prejuízos e conscientização
A Copasa e a Polícia Civil reforçam que o furto de água é crime, afeta a qualidade do serviço e onera os consumidores regulares, que acabam arcando com os custos das perdas.

 
 
 
 
 
 
 
 
0 Comentários