ALMG discutirá em audiência pública denúncia de contaminação por metais pesados em JF

📲Acompanhe as notícias no WhatsApp: <<<Notícias Zona Da Mata e Vertentes MG 24h>>>

Divulgue sua Marca ou Serviço e Vendas <<< Divulgação Serviço/Vendas Zona da Mata MG>>>

Comissão do Trabalho da ALMG irá debater em audiência pública denuncias de contaminação por metais pesados em Juiz de Fora

contaminação Nexa Juiz de Fora, metais pesados MG, audiência ALMG, denúncia ambiental, trabalhadores mineradora, Betão PT, STIM-JF
Foto: Guilherme Bergamini

Trabalhadores e moradores denunciam exposição a mercúrio, cádmio e outros metais

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove, nesta quinta-feira (3/7/2025), às 14h30, uma audiência pública para discutir denúncias de contaminação ambiental e ocupacional por metais pesados supostamente provocada pela atuação da mineradora Nexa Resources em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.

O encontro ocorrerá no Plenarinho II da ALMG e foi solicitado pelo presidente da comissão, deputado Betão (PT), após representação apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Juiz de Fora e Região (STIM-JF).

Contaminação por metais e ausência de assistência estão entre as denúncias

As denúncias envolvem a exposição de trabalhadores e moradores a substâncias tóxicas, como mercúrio, cádmio, cobalto e manganês, relacionadas à operação da refinaria da Nexa Resources, localizada no bairro Igrejinha, onde a empresa atua desde 1980.

Segundo relatos, funcionários são obrigados a retornar para casa com os uniformes contaminados, sem higienização adequada, o que poderia representar risco à saúde de seus familiares e da comunidade.

Moradores da região também afirmaram que há um aumento de doenças na comunidade, sem qualquer tipo de assistência médica ou apoio da empresa.

Nexa nega irregularidades, mas ação judicial está em andamento

A Nexa Resources, que em 2023 obteve receita líquida de US$ 2,6 bilhões e produziu 81,1 mil toneladas de zinco na unidade de Juiz de Fora em 2021, negou qualquer contaminação por meio de nota enviada à imprensa local. A empresa afirma que cumpre os protocolos ambientais e de saúde ocupacional exigidos pelos órgãos competentes.

Contudo, segundo o advogado do STIM-JF, Rodrigo Vidal, existe uma ação trabalhista em curso desde o segundo semestre de 2024, que solicita medidas protetivas, ressarcimento de danos materiais e morais, e tratamento médico para os trabalhadores expostos.

Participações confirmadas na audiência pública

Além do deputado Betão (PT), a audiência contará com representantes de sindicatos, pesquisadores e autoridades públicas. Entre os convidados confirmados:

  • João César da Silva – Presidente do STIM-JF
  • Rodrigo Vidal – Advogado do sindicato
  • Carlos Calazans – Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em MG
  • Viviane Ribeiro Cardoso – Pesquisadora da UFJF (Grupo de Estudo em Educação Ambiental)

A gerente de Relações Institucionais da Nexa, Sharon Bicca Treiguer, também foi convidada, mas não confirmou presença até o momento.

Repercussão começou na Câmara Municipal

As primeiras denúncias ganharam destaque em audiência pública realizada em 22 de abril de 2025, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, com forte repercussão na imprensa local, como noticiado pelo jornal Tribuna de Minas.

Na ocasião, trabalhadores expuseram a rotina de exposição e os riscos enfrentados, reforçando o clamor por fiscalização e responsabilização.

A Audiência será transmitida pelo seguinte link: AQUI



Por Redação: www.tmadicas.com.br Fonte: ALMG

Postar um comentário

0 Comentários