Governo destaca independência com símbolo de 140 m² em Brasília
![]() |
Foto: Reprodução/TV Brasil |
O desfile de 7 de Setembro realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, teve como principal destaque a defesa da soberania nacional. Com o slogan “Brasil soberano”, o evento contou com uma ala especial da soberania, distribuição de bonés temáticos e estudantes formando a palavra “soberania” com camisetas.
Durante a cerimônia, ao som do Hino da Independência, o locutor destacou que “soberania é o Brasil na mão dos brasileiros”, ressaltando a força do povo e a importância da democracia como base da independência.
Bandeirão De 140 m² Celebra Independência
Um dos momentos mais marcantes foi a passagem de um bandeirão de 140 m², conduzido por pessoas vestidas com camisetas alusivas à soberania. A ação foi apresentada como símbolo de orgulho nacional e reafirmação da independência brasileira.
A mensagem oficial reforçou que a soberania significa garantir que os brasileiros sejam os principais beneficiados pelas riquezas do país e pelo futuro da nação.
Ausência De Ministros Do STF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou o desfile ao lado da primeira-dama Janja e de ministros do governo. Diferente de anos anteriores, nenhum ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) esteve presente, já que a Corte julga o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus envolvidos na chamada trama golpista de 2022.
Paralelamente, apoiadores de Bolsonaro realizaram um ato próximo à Torre de TV de Brasília pedindo anistia ao ex-presidente e demais envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
Protestos Com Gritos De “Sem Anistia”
Na tribuna de honra, a chegada do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi marcada por gritos de “sem anistia” vindos das arquibancadas. Motta vem sofrendo pressão de parlamentares bolsonaristas para acelerar a votação de uma proposta de anistia aos condenados.
Enquanto isso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não participou do evento, passando o feriado no Amapá.
0 Comentários