Lula Reforça Discurso De Soberania Nacional Com Adereço Inspirado Em Reação A Trump
![]() |
Foto: Arquivo pessoal |
O governo federal distribuiu neste sábado, 7 de setembro, durante o desfile da Independência em Brasília, bonés com o slogan “Brasil Soberano”. Os adereços, em azul, amarelo e branco, traziam a data comemorativa e a logomarca oficial do governo, sendo entregues ao público presente na Esplanada dos Ministérios.
A iniciativa reforça o discurso de soberania nacional adotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua equipe, em resposta ao lema “Make America Great Again”, popularizado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Boné 'Brasil Soberano' Vira Símbolo Do Planalto
O boné, que já havia sido usado por ministros e pelo próprio Lula em aparições públicas, tornou-se peça central da comunicação política do governo. O item ganhou projeção ao simbolizar uma reação às políticas e discursos norte-americanos, especialmente após o tarifaço imposto por Trump em julho contra produtos brasileiros.
Além dos bonés, o Planalto também distribuiu bandeiras personalizadas, reforçando o tom de independência e a mensagem de que “o Brasil é dos brasileiros”.
Origem Do Adereço E Estratégia Política
A criação do boné foi idealizada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, como forma de contraponto ao slogan trumpista. Desde então, aliados de Lula passaram a utilizá-lo em eventos estratégicos, incluindo a eleição do Senado, no início de fevereiro.
Em agosto, durante reunião ministerial no Planalto, diversos auxiliares do governo foram vistos usando a peça, em uma ação articulada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.
O presidente também foi flagrado em diferentes ocasiões com o acessório, inclusive nas redes sociais, reforçando sua identificação com o símbolo de soberania e independência.
0 Comentários